IndustriALL discute estratégias sindicais frente à reestruturação produtiva
Seminário em São José dos Pinhais (PR) reuniu diversos ramos industriais das centrais sindicais
Publicado: 25 Abril, 2025 - 13h07 | Última modificação: 25 Abril, 2025 - 13h20
Escrito por: IndustriALL Brasil | Editado por: Redação CNM/CUT

Nesta quarta e quinta-feira (23 e 24/04), dirigentes sindicais dos setores metalúrgico, químico e do vestuário — das centrais CUT e Força Sindical — participaram do Seminário de Formação e Organização para a Negociação da Reestruturação Produtiva, realizado no Metal Clube de Campo, em São José dos Pinhais (PR). O secretário-geral da CNM/CUT, Renato Carlos de Almeida (Renatinho) esteve presente no evento.
A atividade é parte do projeto Union to Union, promovido pela IndustriALL Brasil e IndustriALL Global Union, com apoio do sindicalismo sueco, e visa fortalecer a ação sindical nos países da América Latina frente às transformações nas cadeias produtivas.
O seminário teve como eixos principais o Mapeamento de expectativas e realidades nos locais de trabalho, Avaliação de planos de ação sindical frente às reestruturações, e Debates sobre redes sindicais por empresa e acordos globais com multinacionais.
Destaque para a participação de Marino Vane, secretário regional da IndustriALL para a América Latina e Caribe, que falou sobre como as redes sindicais podem construir poder e viabilizar negociações globais com multinacionais, especialmente em contextos de mudanças tecnológicas e organizacionais nas fábricas.
Mais do que uma formação, o encontro buscou construir estratégias concretas para proteger empregos, combater a precarização e garantir direitos diante das novas dinâmicas produtivas globais.
Unidade, formação e ação sindical internacional!