MENU

Localiza investe R$ 1,5 bilhão na compra de 52,5 mil carros

Publicado: 25 Junho, 2009 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

A Localiza, maior rede de aluguel de carros do País, acaba de fechar a compra de 52,5 mil veículos. A aquisição, que custará R$ 1,5 bilhão à empresa mineira, corresponde a 2,25% de toda a produção da indústria automobilística nacional em um ano. O carros serão adquiridos de quatro montadoras - Fiat, General Motors, Volkswagen e Renault - e serão entregues ao longo dos próximos doze meses para renovação da frota.

Apesar da crise que também atingiu a locadora, a estratégia é preservar os fundamentos da companhia e estar com a casa arrumada para o momento de recuperação da economia. "Temos a frota mais nova do Brasil e vamos continuar tendo", disse o fundador e presidente da Localiza, Salim Mattar. "Uma frota nova é primordial para manter clientes satisfeitos." Outros 7 mil veículos serão comprados até dezembro pelas 152 agências franqueadas da rede.

A Localiza vinha num ritmo de crescimento acelerado até o estouro da crise financeira mundial. O faturamento triplicou nos últimos cinco anos. Entre 2004 e 2008, a locadora aumentou a frota num ritmo médio de 7,6 mil veículos adicionais por ano. A retração da economia, porém, atingiu os negócios.

Locação de carros para empresas e executivos são responsáveis por 80% da receita da Localiza. E o mercado corporativo foi justamente o mais afetado pela crise. A locação para pessoas físicas representa apenas 20% do negócio.

Em tempos de capital escasso, a empresa preferiu reduzir a frota e colocar dinheiro em caixa. Foram vendidos 2 mil carros no início do ano. "Fomos cautelosos, conservadores e sairemos fortalecidos da crise", diz Mattar. Ele lembra que, na crise, as empresas param para refletir sobre a gestão de seus negócios, buscando alternativas para reduzir custos. Terceirização de frota é uma das alternativas. Por isso, ele acredita que o pós-crise será bastante positivo para a Localiza.

A compra anunciada ontem permitirá a reposição dos carros vendidos no início do ano, de modo a fechar o balanço de 2009 com frota equivalente à de 2008, em torno de 63 mil veículos. E manterá a idade média da frota em apenas seis meses. O investimento necessário para a compra de 52,5 mil carros será custeado principalmente pela venda dos carros seminovos. Apenas R$ 150 milhões do valor total de R$ 1,5 bilhão sairão do lucro da empresa.

A venda de seminovos tornou-se há muito tempo um negócio estratégico para a Localiza. Mattar reconhece que esse mercado também foi afetado - caiu o ritmo das vendas, tanto pela retração na oferta de crédito quanto pelos incentivos que o governo brasileiro deu para a compra do carro zero quilômetro. Mas, segundo o executivo, não chegam ser preocupantes os reflexos na venda de seminovos. As vendas, que chegavam a 3 mil unidades por mês, estão em torno de 2,7 mil. Mattar lembra que a Localiza também foibeneficiada com a redução do imposto sobre produtos industrializados (IPI), pagando 7% menos pela renovação da frota. "Um fato compensa o outro, estamosno equilíbrio."

Perdas

A prudência que marcou as decisões da Localiza para enfrentar a crise foi a mesma utilizada por Salim Mattar, como pessoa física. O empresário, sócio majoritário da locadora, pegou um empréstimo para comprar uma fatia adicional de 5% do capital, numa oportunidade inesperada que apareceu. Seus sócios queriam reduzir as participações para diversificar seus
investimentos.

Num cenário anterior à crise, pareceu-lhe uma excelente oportunidade. Todos os analistas apontavam para a tendência de alta das ações da Localiza. Mas a Bolsa despencou e Mattar perdeu um bom dinheiro. Poderia manter o investimento e aguardar pela recuperação do mercado de ações. Mas preferiu vender os 5% e quitar antecipadamente seu empréstimo. "Sou um investidor conservador e não consigo viver com dívida", afirma.

Estratégia

Frota

Empresa vendeu 2 mil carros no início do ano, reduzindo sua frota, por causa da crise. Com a aquisição de 52,5 mil carros, a Localiza pretende, além de renovar a frota, repor os veículos perdidos, chegando ao final do ano com a mesma frota de 2008.

Seminovos

A venda de automóveis seminovos é há tempos um negócio estratégico para a Localiza. Porém, com a crise e a redução do IPI para os carros novos, esse mercado teve uma queda. Vendas da empresa caíram de 3 mil para 2,7 mil unidades por mês.

Fonte: O Estado de S. Paulo