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Mercedes-Benz do Brasil alcança o marco histórico de ônibus exportados

Publicado: 06 Março, 2009 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

A Mercedes-Benz do Brasil alcançou o marco histórico de 160.000 ônibus exportados, desde 1961, quando iniciou as vendas para o mercado externo. Essa conquista está representada por um modelo rodoviário O 500 RSD, que faz parte de um lote de seis unidades já encarroçadas adquiridas pela empresa Dan Dollars, da Nigéria. Os veículos foram comercializados pelo representante da Mercedes-Benz neste país africano, que é um dos principais mercados para onde são destinados os chassis de ônibus produzidos pela Empresa.

Maior fabricante de veículos comerciais da América Latina, a Mercedes-Benz do Brasil é a maior exportadora de ônibus e caminhões do País. "Nossos produtos conquistaram reconhecimento ao redor do mundo por sua qualidade, durabilidade e confiabilidade e também pelo suporte pós-venda que oferecemos aos clientes, assegurando a reposição de peças e a assistência técnica especializada", afirma Kay Wolf Ahlden, diretor de Vendas de Veículos Comerciais Mercado Externo da Mercedes-Benz do Brasil.

Os chassis de ônibus produzidos pela Empresa são exportados hoje para cerca de 50 países, tanto da América Latina, quanto de outros continentes. Ao longo dos 48 anos de atuação no mercado externo, chegou a atender mais de 90 países.

"Nós temos uma relação de longa data com nossos clientes, o que assegura a fidelidade aos nossos produtos e à nossa marca. Graças à longa experiência de quase meio século atendendo clientes nas mais diversas partes do mundo, nossa credibilidade é muito sólida em todos os mercados para onde enviamos os ônibus da nossa marca, o que é o caso da Nigéria", conclui Ahlden.

Com cerca de 1.300 unidades adquiridas nos últimos três anos, a Nigéria é um dos principais mercados atendidos pela Mercedes-Benz do Brasil. As empresas de transporte de passageiros deste país africano valorizam atributos consagrados dos chassis de ônibus da marca, como qualidade, robustez, capacidade de transporte e conforto, além da reposição de peças e facilidade de manutenção.

Entre os modelos mais comercializados para a Nigéria destacam-se o chassi OF 1721 com motor mecânico para transporte urbano e os chassis O 500 com motor eletrônico para longas distâncias rodoviárias, utilizados na interligação entre cidades do próprio país e também com países vizinhos.

Principais mercados e produtos exportados

A Mercedes-Benz do Brasil exportou mais de 29.000 chassis de ônibus entre 2006 e 2008. Neste período, a Argentina, com 8.237 unidades, foi o maior comprador, seguida por Chile (5.237 unidades), Egito (4.114), Peru (1.707), Nigéria (1.298), África do Sul (1.158), Venezuela (969), Colômbia (834), Equador (824), Costa Rica (720), Jordânia (556) e Indonésia (494).

Considerando o triênio 2006 a 2008, a família de chassis rodoviários O 500, formada por quatro modelos para curtas, médias e longas distâncias e para fretamento, alcançou o maior volume de vendas, com cerca de 9.000 unidades exportadas. Na linha de chassis de ônibus urbanos, destacaram-se os modelos OF de 17 toneladas de peso bruto total - PBT (mais de 5.000 unidades), os OF de 14 toneladas de PBT (mais de 4.000) e o chassi de microonibus LO 915 (3.500).

Centro mundial de competência

A fábrica da Mercedes-Benz do Brasil em São Bernardo do Campo é hoje centro mundial de competência da Daimler AG para o desenvolvimento e a produção de chassis de ônibus. A Empresa conta também com o maior CDT - Centro de Desenvolvimento Tecnológico da Daimler AG fora da Alemanha, onde desenvolve e testa os produtos e as tecnologias aplicadas a ônibus, caminhões e agregados. Pioneiro no Brasil, este CDT é também o maior da América Latina entre todos os fabricantes de veículos comerciais.

Marcos históricos de exportações de ônibus da Mercedes-Benz do Brasil

1961 - Início das exportações, com 550 ônibus para a Argentina
2002 - 100.000 ônibus
2009 - 160.000 ônibus

Fonte: Revista do Ônibus