MENU

Metalúrgico gaúcho, Loricardo de Oliveira é eleito novo presidente da CNM/CUT

Por unanimidade, a nova direção da entidade foi eleita durante a abertura do 11º Congresso da entidade, em Guarulhos

Publicado: 10 Maio, 2023 - 01h29 | Última modificação: 11 Maio, 2023 - 09h45

Escrito por: Redação CNM/CUT

Riana Martins
notice

O metalúrgico gaúcho Loricardo de Oliveira é o novo presidente da Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNM/CUT). A eleição da nova diretoria ocorreu na abertura do 11º Congresso da entidade “Reconstruir o Brasil de forma sustentável e humanizada com trabalho decente, soberania, renda e direitos”, realizado em Guarulhos (SP). 

Metalúrgico há mais de 25 anos, Loricardo é trabalhador metalúrgico de Campo Bom, da base de São Leopoldo, no Rio Grande do Sul. Seu primeiro emprego foi como ajustador de peças. Em 1991 entrou para a direção do Sindicato dos Metalúrgicos de São Leopoldo (RS), onde construiu sua trajetória até chegar na CUT-RS em 2006. Em 2011, foi eleito para a diretoria da CNM/CUT, para seis anos depois substituir João Cayres na secretaria geral da entidade, cargo que mantinha até esse congresso. .

Em seu discurso de posse, o novo presidente destacou a campanha que a CNM/CUT quer encabeçar pedindo o impeachment do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, em protesto pela política de juros nociva à economia brasileira. “Não vai ter indústria ou desenvolvimento nesse país se houver alguém botando o pé na porta e impedindo isso”, disse Loricardo.

Ele também afirmou que a eleição do presidente Lula é o momento propício para a classe trabalhadora colocar sua pauta na agenda de governo e fazer parte do processo de reindustrialização do país. 

"Nós, da classe trabalhadora, temos rumo, que é o plano Indústria 10+. Queremos de volta o desenvolvimento ao país, mas com renda e trabalho decente. Queremos ver a indústria se desenvolver sem competição entre os estados, mas colocando todos em condições de igualdade, com empregos para todos e todas nesse país”, pontuou.

Loricardo também salientou a importância de ter mais jovens e mulheres na composição da nova diretoria da entidade (Veja a lista completa da chapa eleita abaixo). Ele enxerga como desafios futuros a busca pelo contrato coletivo nacional e melhorar a organização no local de trabalho.

Riana MartinsRiana Martins

Responsabilidade social

O agora ex-presidente, Paulo Cayres, conduziu a assembleia de votação que referendou a chapa eleita. Em seu discurso de despedida do cargo, ele relembrou o último Congresso, realizado em 2019, quando a pauta da categoria era a defesa de Lula Livre e comparou a conjuntura atual, onde, depois de muita luta do movimento sindical e social, Lula pode ser solto e reeleito pela terceira vez presidente da República.

Em um discurso enfático, Paulão conclamou os sindicalistas a irem além da defesa da pauta trabalhista e se engajarem também na luta por justiça social e direitos humanos. “Esse espaço aqui não pode ser contaminado pelo racismo, fascismo, feminicídio e homofobia”, alertou o dirigente. 

Ele recordou o recente caso de racismo ocorrido dentro de loja do grupo Carrefour, na Bahia, como mazela a ser combatida dentro da sociedade e disse que o movimento sindical precisa assumir sua responsabilidade de luta nesses momentos, pois é seu papel como integrante do campo de esquerda.

Representatividade e desafios

Sindicalistas de diversos ramos e entidades do Brasil e exterior, integrantes de movimentos sociais e políticos estiveram na mesa de abertura do 11º Congresso da CNM/CUT saudando a antiga e nova diretoria da entidade e fortalecendo laços de solidariedade de classe. A abertura do evento começou com execução do hino nacional e, na sequência, com um show de rap.

Uma mística em homenagem aos trabalhadores e trabalhadoras no chão de fábrica e a todas as entidades em que a CNM/CUT faz parte. 

O presidente da CUT Nacional, Sérgio Nobre, fez a defesa da chapa eleita e agradeceu em nome da central a luta que os metalúrgicos fizeram na defesa dos trabalhadores nos últimos anos. Ele também elogiou a iniciativa da campanha pela queda de Roberto Campos Neto da presidência do Banco Central.

Ele também destacou a importância da CNM/CUT para a reindustrialização do país. “A reindustrialização é fundamental para o desenvolvimento do país com geração de emprego e renda e esta confederação está à frente desta luta. A nova direção tem uma responsabilidade muito grande com o país e com a classe trabalhadora”, destacou. 

Silvana Kaproski, bancária e presidenta do PT de Guarulhos, cidade onde o Congresso é realizado, falou da importância do movimento sindical na luta dos últimos anos desde o golpe contra a presidenta Dilma Rousseff e disse que os sindicalistas precisam ter orgulho da resistência demonstrada durante esses últimos anos, pois eles nunca abaixaram a cabeça, e que a eleição de Lula mostra que a classe trabalhadora está cada vez mais viva e atuante.

Também estiveram na mesa de abertura: Del Vecchio Matheus, da coordenação nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST); Liciane Andreoli, da coordenação do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB); Geralcino Teixeira, presidente da Confederação Nacional do Ramo Químico da CUT (CNQ); Claudio Gomes, presidente da Confederação Nacional dos Sindicatos de Trabalhadores nas Indústrias da Construção e da Madeira da CUT (Conticom-CUT); Mônica Veloso, vice-presidenta da Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos da Força Sindical (CNTM); Kemal Ozkan, secretário-geral adjunto da IndustriALL Global Union; Vagner Freitas, presidente do Sesi; e Teonílio Monteiro da Costa (Barba), metalúrgico e deputado estadual (PT-SP).

Galeria de imagens

 

CHAPA ELEITA

CARGO

NOME

SINDICATO

UF

PRESIDENTE

LORICARDO DE OLIVEIRA

SÃO LEOPOLDO

RS

1º VICE PRESIDENTE

CATIA MARIA BRAGA CHEVE

MANAUS

AM

2º VICE PRESIDENTE

ROBERTO PEREIRA DE SOUZA

ESPÍRITO SANTO

ES

SEC. GERAL

RENATO CARLOS ALMEIDA

ABC

SP

SEC. ADM. FINANÇAS

TIAGO ALMEIDA DO NASCIMENTO

SOROCABA

SP

SEC. MULHERES

MARIA DE JESUS MARQUES DE ALMEIDA

MANAUS

AM

SEC. FORMAÇÃO

MARIA DO AMPARO TRAVASSOS RAMOS

ABC

SP

SEC. REL. INTERNACIONAIS

MAICON MICHEL VASCONCELOS DA SILVA

ABC

SP

SEC. SAÚDE

FRANCISCO JONACI DE ALMEIDA

MOSSORÓ

RN

SEC. ORGANIZAÇÃO SINDICAL

ABINADABE SANTOS DE LIMA

PERNAMBUCO

PE

SEC. POLÍTICA SINDICAL

MÁRIO HENRIQUE RIBEIRO CRUZ

BH / CONTAGEM

MG

SEC. COMUNICAÇÃO

HERALDO SILVA FERREIRA

BH /CONTAGEM

MG

SEC. IGUALDADE RACIAL

CHRISTIANE APARECIDA DOS SANTOS

POUSO ALEGRE

MG

SEC. JUVENTUDE

AMANDA ARCANJO CAMPOS

EXTREMA

MG

SEC. POLÍTICA SOCIAL

KELLY CRISTINA DE ANDRADE GALHARDO

SÃO CARLOS

SP

DIR PLENA COORDENADOR DOS SEGMENTOS CNM/CUT

JUAREZ ESTEVAM RIBEIRO

TAUBATÉ

SP

DIR PLENA

ADRIANO SOUZA FILIPPETTO

PORTO ALEGRE

RS

DIR PLENA

CATIANA LEITE NUNES

PORTO ALEGRE

RS

DIR PLENA

CATIANA CAMILO

MANAUS

AM

DIR PLENA

SIMONE RIBEIRO PEIXOTO

SÃO LEOPOLDO

RS

DIR PLENA

JORGE LUIS RAMOS

HORIZONTINA

RS

DIR PLENA

NORBERTO VOLPI

JARAGUÁ DO SUL

SC

DIR PLENA

ROSANA PEREIRA DE SOUSA

ARAQUARÍ

SC

DIR PLENA

CLAUDIR MESSIAS DA ROSA

PONTA GROSSA

PR

DIR PLENA

FRANCISCO IRAILSON NUNES COSTA

NATAL

RN

DIR PLENA

FRANCISCO JOSÉ DE ARAUJO LIMA

PETRÓPOLIS

RJ

DIR PLENA

BRUNA SOUZA OLIVEIRA

FEIRA DE SANTANA

BA

DIR PLENA

FRANCINILDO MOURA DE ANDRADE

CEARÁ

CE

DIR PLENA

FLAVIO CORDEIRO DE PAIVA

JOÃO MONLEVADE

MG

DIR PLENA

EWERSON RODRIGUES DA SILVA

MANAUS

AM

DIR PLENA

LINDALVA LINHARES MARTINS

SOROCABA

SP

DIR PLENA

NILSON DA CONCEIÇÃO SILVA

PINDAMONHANGABA

SP

DIR PLENA

EDINILSON JOSE DE ANDRADE

SÃO CARLOS

SP

DIR PLENA

MARGARETH DA SILVA GONÇALVES

BH /CONTAGEM

MG

DIR PLENA

FATIMA INES ELY

SANTA ROSA

RS

CONSELHO FISCAL

EDSON CARLOS ROCHA DA SILVA

NITERÓI

RJ

CONSELHO FISCAL

TEREZA APARECIDA OLIVEIRA

ABC

SP

CONSELHO FISCAL

ANDRÉ LUIS ZIGMUNDO BATTISTELLO

CANOAS

RS

SUPLENTE CONSELHO FISCAL

GEOVANI ROSA

TIMOTEO

MG

SUPLENTE CONSELHO FISCAL

ROSIMEIRE CONCEIÇÃO PINTO

ABC

SP

SUPLENTE CONSELHO FISCAL

EUFRACIO SILMAR POPPERL

SANTA ROSA

RS

REPRESENTANTE FEDERAÇÃO

ERICK PEREIRA DA SILVA

FEM

SP

REPRESENTANTE FEDERAÇÃO

MARCO ANTONIO DE JESUS

FEM

MG

REPRESENTANTE FEDERAÇÃO

FABIO DIAS DE SOUZA

FEM

NE

REPRESENTANTE FEDERAÇÃO

MAX CELIO DE CARVALHO

FEM

ES/RJ

REPRESENTANTE FEDERAÇÃO

JOAO BATISTA

FEM

SC/PR

REPRESENTANTE FEDERAÇÃO

ENIO LAUVIR DUTRA DOS SANTOS

FEM

RS

REPRESENTANTE FEDERAÇÃO

ALBERTO SEBASTIÃO ALVARENGA

FEM

MS