Metalúrgicos cutistas em Minas Gerais realizam pré-plenária estatutária
FEM-CUT/MG é uma das entidades estaduais que realizarão encontros até agosto em preparação para a Plenária Nacional da CNM/CUT, a ser realizada em setembro
Publicado: 03 Julho, 2025 - 16h50 | Última modificação: 03 Julho, 2025 - 16h53
Escrito por: Redação CNM/CUT

A Federação Estadual dos Metalúrgicos da CUT-MG (FEM/CUT-MG) realizou na última quarta-feira (2) a Plenária Estadual da Diretoria Plena da entidade, se preparando para a etapa nacional da Plenária Estatutária da CNM/CUT, marcada para setembro.
Além da diretoria da entidade estadual, dirigentes dos sindicatos de Belo Horizonte e Contagem, Pouso Alegre, João Monlevade e Timóteo estiveram no encontro. O presidente da CNM/CUT, Loricardo de Oliveira, e o secretário-geral da Confederação, Renato Carlos de Almeida (Renatinho), acompanharam o encontro de forma virtual.
Reeleito recentemente para a presidência da FEM/CUT-MG, Marco Antônio de Jesus, durante a saudação de abertura, ressaltou que as pré-plenárias nos estados são importantes para discutir os problemas regionais. “Nós, em conjunto com a CNM/CUT, podemos construir as melhores estratégias de mobilização e organização para a próxima campanha salarial”, disse o sindicalista.
O superintendente do Ministério do Trabalho de Minas Gerais (MTE-MG), Carlos Calazans, foi convidado a palestrar no evento. Em sua fala, ele disse que, dos aproximadamente 160 mil empregos gerados no último período, 30 mil foram em Minas Gerais. “Parabenizo a resistência e a atuação dos metalúrgicos frente aos ataques que o governo Lula vem sofrendo dia-a-dia pela direita brasileira, é essa fibra que garante direitos e conquistas em meio a um cenário difícil da política nacional”, ressaltou Calazans.
O presidente da CNM/CUT, Loricardo de Oliveira, reforçou a importância da participação e empenho de cada dirigente sindical nas campanhas que estão na pauta da classe trabalhadora neste momento. “Temos que nos mobilizar pela redução da jornada de trabalho, pela isenção do imposto de renda para quem ganha até R$5.000,00 e enfrentar as pautas colocadas no Congresso Nacional que prejudicam a classe trabalhadora do Brasil”, conclamou o dirigente.
Por fim, o secretário-geral da CNM/CUT, Renato Carlos de Almeida, reforçou a importância da unidade da esquerda para construir uma campanha eleitoral bem estruturada em 2026. “Nossa plenária nacional está marcada para setembro, em Guarulhos (SP) e a próxima eleição presidencial certamente fará parte dos debates”, afirmou Renatinho.
Etapas estaduais vão até agosto
Desde o final de junho até agosto, as federações estaduais, sindicatos de base estadual e departamento de metalúrgicos farão seus encontros de base em preparação para a etapa nacional da Plenária Estatutária da CNM/CUT, que ocorrerá em setembro, em Guarulhos (SP).
A Confederação sugere aos companheiros e companheiras nas entidades que realizem seus eventos em formato híbrido, pessoal e online, para ampliar a visibilidade das atividades.
Acesse no site da CNM/CUT a página especial com o Caderno Base da Plenária Nacional, os calendários com todas as etapas da organização do evento, seja nacionalmente, seja nos estados, e demais documentos do evento. O link dos arquivos é: bit.ly/PlenariaCNM2025