Metalúrgicos e metalúrgicas cutistas do nordeste promovem plenária regional
Encontro realizado em 16 de julho, de forma presencial e virtual, serve de preparação para a plenária nacional estatutária da CNM/CUT
Publicado: 18 Julho, 2025 - 11h45 | Última modificação: 18 Julho, 2025 - 11h49
Escrito por: Redação CNM/CUT*

A Federação Interestadual dos Metalúrgicos e Metalúrgicas do Nordeste (FIMETAL), filiada à CNM/CUT, realizou na última quarta-feira (16), uma plenária virtual que reuniu dirigentes e lideranças do movimento sindical metalúrgico local para discutir temas estratégicos para a classe trabalhadora na região.
Esse encontro faz parte da série de plenárias que estão sendo realizadas nos estados em preparação para a Plenária Estatutária Nacional da CNM/CUT, que será realizada em setembro, em Guarulhos (SP). Além do nordeste, foram realizadas pré-plenárias em Minas Gerais, Santa Catarina e Paraná. O prazo para realização dos encontros é até agosto.
A reunião da FIMETAL ocorreu durante toda manhã de quarta-feira. Houve a participação de sindicatos metalúrgicos das cidades de Feira de Santana (BA), Açailândia (MA), Campina Grande (PB), Mossoró (RN), Natal (RN) e dos estados do Ceará e Pernambuco.
Saiba Mais
Também estiveram presentes os presidentes das CUTs estaduais, Francisco Irailson Nunes Costa (CUT/RN) e Wil Pereira (CUT/CE), além do presidente da CNM/CUT, Loricardo de Oliveira.
Durante a plenária, os dirigentes debateram estratégias para o fortalecimento da indústria na região Nordeste, destacando a importância de pólos industriais e iniciativas como o Consórcio Nordeste e a atuação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE), no fomento ao desenvolvimento regional, especialmente no Nordeste. Outro ponto central da pauta foi o debate sobre as eleições de 2026.
“Reafirmamos o compromisso de apoiar os sindicatos da região para que mobilizem suas bases e promovam a conscientização da classe trabalhadora sobre a importância de eleger na próxima eleição parlamentares comprometidos com os direitos dos trabalhadores e com a pauta sindical”, destacou o presidente da FIMETAL, Josenildo Trindade.
A plenária foi considerada produtiva e estratégica, reforçando a articulação da FIMETAL com os sindicatos e consolidando sua atuação em defesa da classe trabalhadora no atual contexto político e econômico do país.
“A nossa plenária foi um grande momento de debate, logo após nosso congresso regional. Debatemos sobre a conjuntura nacional, a indústria, as eleições 2026, renda e emprego e todos os momentos difíceis que a classe trabalhadora e o Brasil vem vivenciando com o ataque da direita à democracia e ao povo. Saímos com as seguintes propostas do Nordeste para a plenária nacional da CNM/CUT: organizar o movimento sindical e fortalecer os dirigentes sindicais para os cargos públicos (deputado, senador)”, afirmou a secretária-geral da FIMETAL, Marli Melo do Nascimento.