MENU

Mittal quer comprar Arcelor para defender Europa da China

O magnata do aço Lakshmi Mittal quer comprar a Arcelor para defender a Europa da concorrência chinesa, disse ele nesta sexta-feira

Publicado: 13 Fevereiro, 2006 - 08h00

Escrito por: CNM CUT

A Mittal Steel, maior siderúrgica do mundo e controlada pelo bilionário indiano, fez oferta não solicitada de 24 bilhões de dólares pela Arcelor, que foi rejeitada pela companhia. 'Se não tivermos uma companhia européia maior, não seremos capazes de resistir a produtores e exportadores como a China', afirmou Mittal em entrevista ao European Voice, em Bruxelas.

'O que você quer com este patriotismo econômico? Um companhia européia forte, uma campeã européia forte. Esta é a fusão de duas empresas européias: nada de cortes de empregos, futuro melhor, produtos melhores e mais investimentos.' O acordo tem sido criticado por alguns políticos europeus que temem perdas de postos de trabalho com o acordo.

Em consequência disso, Mittal tem visitado políticos e jornalistas de toda a Europa para tentar ganhar apoio para a oferta. O executivo insiste que possui o maior interesse deles no coração.
'Precisamos defender, proteger nossos empregos, tornar a indústria mais forte', ele afirmou. Mittal reforçou ainda que a aquisição da Arcelor, sediada em Luxemburgo, pela Mittal Steel -baseada em Roterdã- não levará a demissões de funcionários.

'Nós vamos honrar todos os compromissos que a Arcelor fez em termos de empregos, crescimento, investimento', disse. 'E tenho certeza de que não haverá cortes de empregos.'

Fonte
: Reuters