MMX compra carvão vegetal para produção de ferro gusa no MS
Publicado: 27 Agosto, 2008 - 00h00
Escrito por: CNM CUT
A MMX, empresa de mineração do empresário Eike Batista, anunciou na terça-feira (26) a aquisição de aproximadamente 1 milhão de metros cúbicos de floresta plantada de pinus, no município de Ribas do Rio Pardo (MS). A madeira oriunda desta região será transformada em carvão vegetal, que suprirá cerca de 25% da demanda da planta de ferro gusa da empresa, situada em Corumbá (MS), entre 2009 e 2011.
"Com esta aquisição, a companhia consolida um importante passo na direção do uso de carvão vegetal proveniente exclusivamente de florestas plantadas", informou a MMX, em comunicado ao mercado.
A empresa destacou que pretende terá auto-suficiência em carvão vegetal, para usar a matéria-prima em suas unidades. O ferro gusa é obtido a partir da redução do minério de ferro, sendo utilizado para a produção de aço.
O carvão será direcionado para a planta de metálicos de Corumbá, na qual a companhia está investindo R$ 202,4 milhões. A estimativa é que a unidade, que está iniciando operações, tenha capacidade plena de produção de 400 mil toneladas/ano de ferro gusa. A planta de metálicos de Corumbá faz parte do Sistema Corumbá da MMX.
Fonte: Folha