MENU

Montadoras buscam parcerias para oferecer blindagem de fábrica

Publicado: 12 Abril, 2011 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

O crescente interesse por blindagem de veículos começa a mudar a postura das montadoras, antes avessas ao processo: agora são elas que procuram por blindadoras. A DuPont, criadora do Armura, processo com custo reduzido, desenvolveu em parceria com a Mitsubishi a blindagem do utilitário esportivo TR4, que manterá a garantia de fábrica após a instalação da proteção.

Guadalupe Franzosi, gerente de negócios da divisão Armura da DuPont, disse que a iniciativa partiu da própria fabricante – e outras mantêm conversas com a fornecedora para oferecer o processo como opcional na hora da venda. "Vamos dobrar o nosso porfólio de veículos blindados este ano e devemos crescer de quatro a cinco vezes o faturamento desta divisão."

A linha atual de veículos que podem ser blindados com a Armura tem Toyota Corolla, Honda Civic, Chevrolet Vectra, Hyundai Tucson e Mitsubishi TR4 – apenas neste, no entanto, a garantia é mantida após o processo. Até o fim do mês, Honda Fit e Chevrolet Agile terão kits de blindagens produzidos e outros já estão em desenvolvimento, como o Sportage – este, a pedido da Kia.

O processo desenvolvido pela DuPont é diferente do tradicional, chamado 3A. Os kits são pré-produzidos e enviados a oficinas certificadas pela própria empresa, que são responsáveis pela montagem. Segundo Franzosi as peças se encaixam de modo a dispensar o uso do aço. O resultado: incremento menor de peso – chega a 90kg, contra até 230kg do processo tradicional – e preço até 65% inferior, além de instalação em até quinze dias, ou metade do tempo da 3A.

A eficiência, no entanto, é inferior: os veículos blindados pelo Armura, considerado nível um de proteção pelo Ministério da Defesa, responsável pela certificação das blindagens, protege contra tiros de armas calibre 38 ou inferior. "As estatísticas de São Paulo apontam que cerca de 95% das armas apreendidas são destes calibres."

A DuPont não tem intenção de competir com os processos tradicionais de blindagem, até porque fornece vidros e fibras para o 3A. Segundo a gerente o alvo são consumidores da classe média ou esposas e filhos de executivos, usuários de "um segundo carro blindado em casa". Recente acordo com o Banco Rodobens permite que o pagamento da blindagem seja parcelada em até 36 vezes.

Com isso a empresa quer expandir ainda mais o mercado de blindagem, que chega no total a cerca de sete mil veículos/ano apenas no método tradicional. E a tecnologia é 100% brasileira: só existe, ao menos por enquanto, no Brasil – é parte da estratégia DuPont de criar produtos para mercados emergentes.

Fonte: Autodata