Na Argentina: Fiat fabricará novo Siena no Brasil e em Córdoba
Publicado: 01 Novembro, 2007 - 08h00
Escrito por: CNM CUT
A Fiat começará a vender o renovado Siena 2008 mantendo no mercado uma versão com design da geração anterior, a Fire - assim como vem fazendo há anos com o Palio. Mas essa é a única semelhança que restou aos dois modelos 2008. Desta vez o novo sedã compacto ganhou visual diferente do Palio apresentado no primeiro trimestre.
Esse é o lado mais curioso do novo Siena: a inovação estética do modelo, pela primeira vez, em quase nada lembra o Palio, o primogênito da família. Quem vê o pequeno sedã pela primeira vez tem a impressão de que ele faz parte de outra família, a do Punto, por conta da grade e dos faróis. Em dez anos no mercado, o Siena sempre foi renovado com o mesmo design dianteiro do Palio, lançado um ano antes, em 1996. Essa receita foi mudada agora pela Fiat, que decidiu não aplicar no sedã o mesmo visual do hatch.
Algumas fontes do mercado comentam que a mudança tem a ver com as linhas do novo Palio, que não teriam agradado o consumidor - e nem muitos da cúpula da Fiat. Mas em público os executivos da montadora no Brasil garantem que mudar o rumo do design da família em nada tem a ver com a aceitação das novas linhas do Palio.
Parecido ou não com o resto da família, o novo Siena nasce com a missão de ampliar as vendas da Fiat no mercado de sedãs compactos. O diretor de vendas e marketing Lélio Ramos afirma que 'o objetivo é atingir 31% de participação no segmento'. Segundo dados da Fenabrave, de janeiro a setembro as vendas do Siena somaram 62,8 mil unidades, o que representa fatia de 26,9%, ficando atrás apenas do Chevrolet Corsa Sedan - cujo volume de vendas é em grande parte formado pelo Classic -, com 34,9%.
O Siena será feito no Brasil e na Argentina, marcando a volta da montagem de automóveis da Fiat na fábrica de Córdoba. A produção brasileira abastecerá exclusivamente o mercado interno e a argentina, que começa no dia 2 de janeiro próximo, será responsável pelas exportações para todos os mercados latino-americanos. Quando as duas plantas estiverem afinadas, a projeção é que a produção do modelo deve passar das atuais 80 mil unidades/ano para 100 mil, metade em cada país.
Em dois anos e meio de desenvolvimento conjunto dos centros de estilo da Fiat na Itália e no Brasil, o novo Siena consumiu R$ 300 milhões em investimentos e 500 milhões de quilômetros rodados em testes com 62 protótipos.
A Fiat aproveitou o desenvolvimento para melhorar o desempenho dos motores que equipam o Siena: o Fire Flex 1.0 que agora tem 73 cavalos abastecido com gasolina e 75 cavalos com álcool. O 1.4 também foi melhorado e passa a ter 85 cv com gasolina e 86 cv com álcool. Dessa forma a montadora ampliou as variações de potência dos motores para Palio, Siena e Punto, 'mas gradativamente a gama será unificada', explica Ramos. A Fiat continuará a oferecer a versão 1.4 Tetrafuel e a 1.8.
As vendas da versão Fire ainda serão maioria, 60% do total segundo projeções de Ramos. Outros 40% serão da nova versão, que se dividirá em 25% de 1.4, 13% de 1.0 e o restante de 1.8.
Os preços do modelo 1.0 foram mantidos, a partir de R$ 33,6 mil. O novo Siena 1.4 custa a partir de R$ 36,6 mil e a versão Tetrafuel sai por R$ 44,9 mil. Com motor 1.8 a tabela começa em R$ 44,8 mil.
Família desunida - Além de diferenciar o design a Fiat também mudou a estratégia de lançamentos da família Palio, fazendo a renovação do Siena antes da perua Palio Weekend e da picape Strada. Esses dois modelos já são vendidos na linha 2008 mas não passaram por alterações visuais. Segundo Cledorvino Belini, presidente da Fiat para América Latina, eles não têm data para receber novo design. Resta saber se também virão com cara diferente.
Belini descarta atrasos no lançamento dos outros modelos por conta do crescimento do mercado interno que não dá tempo de parada para a linha de montagem da Fiat. 'Os lançamentos estão de acordo com nosso calendário de desenvolvimento.'
Fonte: Autodata