Nokia vai explorar mercado de acessórios automotivos
Publicado: 29 Novembro, 2006 - 08h00
Escrito por: CNM CUT
A Nokia quer aumentar presença no segmento automotivo reforçando a linha de produtos no mercado de acessórios. Depois dos bons resultados na parceria com a Fiat, que em 2004 lançou no Stilo kit para uso do telefone por comando viva-voz e transmissão Bluetooth, a Nokia agora vai tentar atrair mais clientes, segundo Rodrigo Link, gerente de vendas de acessórios: 'Nosso objetivo é mostrar aos consumidores que os benefícios da tecnologia sem fio Bluetooth são imensos no automóvel.'
A interatividade do sistema sem fio para o telefone celular dentro do carro ganhará mais funções com o pacote oferecido no kit CK 20W, que chega ao mercado em janeiro. Além da tecnologia Bluetooth, fazem parte do sistema tocador de música e sistema de navegação GPS opcional.
Link acredita que haverá demanda no mercado brasileiro por conta do preço competitivo: a partir de R$ 1 mil, ou R$ 1,4 mil com o sistema de navegação. 'Estamos nos apresentando ao mercado, portanto não temos expectativa de vendas para 2007. Mas a perspectiva é otimista', explicou Link durante o Congresso SAE Brasil 2006, quando a Nokia procurou estreitar contatos com lojistas, principalmente com as grandes redes de distribuição. O público em geral teve oportunidade de conhecer a linha automotiva da Nokia durante o Salão do Automóvel, onde também esteve presente com um estande.
A empresa não descarta novas parcerias com montadoras para lançar soluções de comunicação e entretenimento baseadas na tecnologia Bluetooth. Mas o foco para os próximos dois anos será no aumento da participação no aftermarket. Ainda sem apresentar projeções, Link acredita que esses tipos de acessórios representam 'filão do segmento automotivo que ainda não foi explorado'.
Fonte: Autodata