Nota de pesar: perdemos Jairo Santos Silva Carneiro
CNM/CUT recebe com pesar o falecimento de Jairo Santos Silva Carneiro
Publicado: 18 Fevereiro, 2026 - 12h11
Escrito por: Cadu Bazilevski | Editado por: Érica Aragão
A Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT recebe com profundo pesar a notícia do falecimento do companheiro, Jairo Santos Silva Carneiro, na noite desta terça-feira (17). Jairo foi um homem de lutas, liderança na categoria e trabalhou por décadas na Koch Metalúrgica, de Cachoeirinha, antes de se aposentar.
Jairo foi presidente da Central Única dos Trabalhadores do Rio Grande do Sul (CUT-RS), de 1992 e 1997, e do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos da Grande Porto Alegre, entre 1989 e 1994. Foi também ex-presidente da Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos do Rio Grande do Sul.
Filho de metalúrgico, nasceu em 31 de outubro de 1949 e iniciou sua militância nos movimentos populares, com mais afinco junto à Juventude Operária Católica (JOC). Durante os anos 1970, foi perseguido político durante a ditadura militar.
Neste momento de grande consternação e tristeza, diante da perda deste grande companheiro, a CNM/CUT se junta à FTM-RS e manifesta toda nossa solidariedade e nossas condolências aos familiares, amigos, companheiros de militância e colegas de trabalho.
O velório acontece nesta quarta-feira (18), na Capela da Funerária Aldeia do Anjos, na rua Nestor de Moura Jardim, nº 229, parada 79 de Gravataí.
Companheiro Jairo, PRESENTE! AGORA E SEMPRE!
FTM-RS | Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos do RS
CNM/CUT | Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT
