Policarbonato: opção para reduzir peso dos veículos
Publicado: 29 Julho, 2010 - 00h00
Escrito por: CNM CUT
É cada vez mais urgente a busca de materiais que colaborem no desenvolvimento de veículos mais eficientes e limpos. A redução da massa do automóvel, item que colabora tanto na dinâmica quanto no consumo, trilha um dos mais importantes caminhos em direção ao modelo capaz de aliar desempenho e menos emissão de poluentes. Ainda é aplicado em pequena escala no setor automotivo, mas o revestimento em policarbonato poderá ser uma das soluções nesse sentido, com condições de substituir o vidro e até mesmo o plástico com o qual hoje são feitos os painéis dos veículos.
No Brasil, o uso deste material na indústria automotiva deverá ocorrer em três ou quatro anos, conta Edson Simielli, gerente geral da Sabic Innovative Plastics, fabricante de termoplásticos de engenharia e responsável pelo desenvolvimento do Glazing em Lexan, denominação de uma espécie de resina: "Estamos em contato com possíveis clientes, apresentando as vantagens do material com relação à resistência a intempéries, riscos e abrasão, além da possibilidade de ampliar as opções de design".
Assim que aceito pela indústria em seus projetos, o fornecimento será feito pela empresa com a qual a fabricante de veículos já conta como parceira, ou seja, a Sabic passará a licença de produção do material para o fornecedor escolhido.
Uma provável substituição de vidros pelo policarbonato ainda pode estar longe de se tornar realidade. Segundo o executivo, o custo do processo de produção de ambos os materiais são muito semelhantes, o que não chamaria atenção dos clientes. No entanto, maior rigor nas leis de emissões ao longo dos anos, obrigará o uso de materiais mais leves.
A solução da Sabic, por enquanto, é aplicada somente em modelos conceito, mas já sinaliza resultados positivos quanto ao consumo de combustível. Usado no Lincoln MKT, por exemplo, o material reduziu em 47 quilos o peso total. Se o automóvel estivesse em linha de produção e somasse vendas de 125 mil unidades/ano, representaria economia de 56 milhões de litros de gasolina e, conseqüente, menos emissão de poluentes.
O Glazing também foi usado no vidro traseiro e janelas traseiras na edição limitada do Renault Mégane R26, bem como no teto e nas laterais dos conceitos Hyundai QarmaQ e ix-onic. Em maior escala, porém, o material é utilizado no teto do Chevrolet Corvette Targa e nas janelas traseiras do Seat Leon e do Honda Civic europeu.
Nas linhas de montagens, Simielli acredita que não haverá mudanças no processo de instalação, mas destaca outra vantagem: o cliente já terá de fábrica o veículo com as janelas da cor que escolher, sem precisar aplicar películas de escurecimento usadas hoje.
A Sabic e a ULVAC fecharam parceria para a produção desse revestimento para janelas automotivas a fim de acelerar a produção em escala do material. A ULVAC fabrica sistemas de produção.
Fonte: AutoData