Rolls-Royce e Embraer celebram parceria e motor
Publicado: 28 Março, 2007 - 08h00
Escrito por: CNM CUT
Durante cerimônia realizada em 22 de março, nas instalações da Embraer em São José dos Campos, São Paulo, a Rolls-Royce e a Embraer celebram a entrega do 2.000° motor AE3007. O AE3007 tem impulsionado a família de jatos regionais ERJ da Embraer e o jato executivo Legacy por uma década.
O CEO da Rolls-Royce, Sir John Rose, presenteou o CEO da Embraer, Maurício Botelho, com um troféu comemorativo do evento.
'A Rolls-Royce está orgulhosa de ser parte integrante no impressionante desenvolvimento, crescimento e sucesso da Embraer na última década. Acreditamos que nossa experiência e rede de apoio no mundo inteiro têm dado uma significativa contribuição para o sucesso da Embraer, que tornou-se um importante cliente para Rolls-Royce. Esperamos construir com esse relacionamento um novo avião, novos motores e novas oportunidades', declarou Sir John Rose.
Com entrada em serviço com a Embraer em 1996, o motor AE 3007A impulsiona 20 versões dos jatos regionais Embraer ERJ-145, ERJ-140 e ERJ-135, a aeronave executiva Embraer Legacy 600 e as versões militares do ERJ-145.
'Dez anos de parceria geraram grandes resultados tanto para a Rolls-Royce quanto para Embraer. Quase 1.000 aeronaves ERJ e 100 Legacy em operação é uma conquista extraordinária, e estamos orgulhosos de ser parte desse sucesso. Essa 2.000a entrega é mais um na longa sequência de marcos que nossas companhias conseguiram juntas. Esperamos ter muito mais anos de sucesso juntos.', diz orgulhoso, Ian Airken, presidente de Aeronaves Corporativas e Regionais da Rolls-Royce.
A Rolls-Royce foi reconhecida como o Fornecedor do Ano 2006 pela Embraer para sistemas mecânicos. O prémio foi baseado no desempenho de entregas, qualidade, satisfação do cliente operador e flexibilidade no trato com a Embraer.
Em 2001, a Rolls-Royce lançou o motor AE3007A1E aperfeiçoado, especificamente para o Embraer ERJ145XR. O turbofan AE3007A1E, de 8.110 libras de empuxo, ofereceu um aumento de 7% no empuxo de decolagem e um aumento de até 14% no empuxo de subida em relação aos modelos existentes do AE3007A1, permitindo um aumento de até 29% no alcance em relação aos ERJ 145 existentes.
Perfil do motor AE3007 -Certificado em 1996, o motor AE3007, que tem nove versões com empuxos variando de 7.000 a 9.000 libras, impulsiona quase 1.000 aeronaves Embraer em todo o mundo, sendo o motor exclusivo de todos os jatos regionais de 30 a 50 lugares da Embraer e do jato executivo Embraer Legacy 600.
Impulsiona mais de 2.300 aeronaves em serviço, cobrindo tanto o mercado regional como o corporativo e o militar.
Há mais de 980 Embraer ERJ135, ERJ140 e ERJ145 em operação civil, militar e corporativa no mundo.
Quase 90 % de todos os motores AE3007 estão cobertos pelos programas Rolls-Royce TotalCare ou CorporateCare, que fornecem aos clientes custos previsíveis de manutenção dos motores, transfere o risco relacionado ao motor para a Rolls-Royce, reduz os custos de aquisição e a carga administrativa e permite ao cliente manter o foco em seus próprios negócios.
Acumula mais de 300.000 horas de voo por mês - o que equivale a uma decolagem ou pouso a cada 20 segundos.
As parceiras - A Embraer é a maior fabricante mundial de jatos comerciais até 110 lugares, com 37 anos de experiência em projeto, desenvolvimento, produção, vendas e fornecimento de suporte pós-venda para a Aviação Comercial, a Aviação Executiva, e os segmentos de Defesa e Governamental.
A Rolls-Royce, maior fornecedora mundial de sistemas de geração de energia e serviços para uso em terra, no mar e no ar, opera em quatro mercados globais - aeroespacial civil, aeroespacial militar, marítimo e de energia.
A Rolls-Royce é a maior fornecedora de soluções de sistemas de propulsão para os jatos executivos de hoje, possuindo 34% do mercado e fornecendo motores para os jatos executivos mais velozes, maiores e de maior alcance da atualidade.
O motor AE 3007, produzido em Indianápolis, Indiana (EUA), é projetado para atender os exigentes requisitos de clientes corporativos, de companhias aéreas regionais e militares, e mantém excelente confiabilidade e desempenho, ao mesmo tempo em que atende os severos limites de emissão de ruídos e gases exigidos para as frotas de amanhã. O motor tem o mesmo núcleo de alta pressão do motor turboélice AE 2100 e do motor 'tuboshaft' AE 1007.
A Rolls-Royce tem uma ampla base de clientes compreendendo 600 companhias aéreas, 4.000 operadores governamentais e empresariais de aviões e helicópteros, 160 forças armadas e mais de 2.000 clientes marítimos, incluindo 70 marinhas de guerra. A empresa tem clientes de energia em 120 países. A Rolls-Royce é líder em tecnologia, empregado 38,000 funcionários em escritórios, instalações fabris e de manutenção em 50 países.
No Brasil, existem mais de 500 motores aeronáuticos Rolls-Royce no ar, impulsionando aeronaves de asa fixa e mais de 1000 motores em helicópteros. No mar, são aproximadamente 60 embarcações de apoio offshore e 11 navios militares operando com motores Rolls-Royce. No setor de geração de energia, mais de 30 conjuntos de turbinas a gás Rolls-Royce comercializadas, com capacidade para gerar mais de 800MW de energia em instalações terrestres e offshore. A Rolls-Royce mantém contratos de manutenção de longo prazo em todos esses mercados.
As vendas anuais totalizam 12 bilhões de libras (aproximadamente US$ 19 bilhões), dos quais 54% são receitas provenientes de serviços. A caderneta de encomendas firmes e anunciadas está 45 bilhões de libras (em torno de US$ 72 bilhões), que juntamente com a demanda por serviços, possibilita boas perspectivas quanto aos futuros níveis de atividade da empresa.
Fonte: Revista Fator