Semi-eixos: GKN comemora 34 anos de atividades
Publicado: 12 Março, 2008 - 08h00
Escrito por: CNM CUT
A GKN do Brasil reuniu, ontem, 11, os 1,4 mil funcionários de sua unidade em Porto Alegre, RS, para um almoço de confraternização. A ocasião marcou a comemoração dos 34 anos de fabricação de semi-eixos homocinéticos no Brasil. A empresa é líder neste segmento nos mercados nacional e latino-americano, fornecendo para todas as montadoras instaladas no Brasil, além de exportar para os Estados Unidos, Austrália, Tailândia, Inglaterra, México, Colômbia, Venezuela e países do Mercosul.
A fábrica gaúcha produz anualmente cerca de 5 milhões de semi-eixos para o mercado interno brasileiro e 1,5 milhão de juntas homocinéticas para as exportações. A fim de enfrentar a alta demanda, a empresa se encontra em fase de conclusão de seu projeto de expansão, o que incluiu a construção de uma nova fábrica - em funcionamento desde 2007, junto à atual sede - compra de novos equipamentos e investimentos em qualificação de pessoal, o que totaliza aporte de R$ 160 milhões.
Parte dos recursos foi aplicada na fábrica de Charqueadas, RS. A área local foi ampliada de 12 mil 250 m2 para 15,8 mil m2. Em 2007, a linha fabricou 12 milhões de peças forjadas e 6 milhões de eixos, altas respectivas de 13% e 25% em relação ao ano anterior.
A GKN do Brasil foi consolidada a partir da associação com a GKN Industries, da Inglaterra, quando se criou a DJH, Divisão de Juntas Homocinéticas da Albarus. A companhia começou suas atividades em 1974, produzindo juntas e semi-eixos homocinéticos para a indústria automotiva. A DJH passou a operar como empresa independente em 1988, dando origem à Albarus Transmissões Homocinéticas, hoje, GKN do Brasil. A partir de 2000, 100% de suas ações foram assumidas pela GKN Industries, proprietária de unidades industriais em vários países e participação em torno de 40% do mercado mundial de juntas homocinéticas.
Fonte: Autodata