MENU

Terceirizados da REFAP, em Canoas (RS), chegam ao segundo dia de paralisação

Trabalhadores contratados pelas empresas Estrutural, Estel, Engevale, Manserv, Contratec e Darcy Pacheco exigem melhores salários, benefícios e condições para o trabalho

Publicado: 31 Janeiro, 2023 - 14h00 | Última modificação: 31 Janeiro, 2023 - 14h13

Escrito por: Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Canoas e Nova Santa Rita (STIMMMEC)

Assessoria STIMMMEC
notice
Trabalhadores terceirizados na REFAP participam de assembleia na porta da fábrica

Deflagrada na segunda-feira (30), a paralisação dos trabalhadores e trabalhadoras da Parada de Manutenção da REFAP, em Canoas (RS), entrou hoje em seu segundo dia. Na manhã desta terça-feira (31), uma Assembleia Geral em uma das entradas da empresa reafirmou a pauta coletiva organizada a partir das reivindicações trazidas pelas lideranças de cada prestadora de serviço. De forma geral, trabalhadores contratados pelas empresas Estrutural, Estel, Engevale, Manserv, Contratec e Darcy Pacheco exigem melhores salários, benefícios e condições para o trabalho.

Segundo os relatos no ato desta manhã, as diferenças salariais podem atingir até 1.500,00 se comparadas com o mesmo trabalho em outras refinarias do país. “Eu estou cansado de ter que ir pra São Paulo ou outros lugares do Brasil para conseguir um bom salário e fazer o mesmo trabalho que faço aqui”, afirmou um dos participantes da mobilização. A insatisfação geral também tem relação com o custo de vida da região sul que, segundo os trabalhadores, não condiz com o que é oferecido pelas empresas. “o valor da cesta básica é um absurdo, não se compra nada aqui e o aluguel é fora do comum”, relatou outro participante.

À pauta de reivindicações também foi incluída a pedida de que não ocorram descontos pelos dias paralisados e que a comissão organizada para as negociações tenha estabilidade, como forma de evitar represálias e demissões.

Ainda pela manhã, uma reunião entre os sindicalistas, a comissão dos trabalhadores e as empresas se realiza na sede dos metalúrgicos de Porto Alegre. À tarde, uma audiência de mediação junto ao TRT4 está convocada para às 16h. Além do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Canoas e Nova Santa Rita (STIMMMEC), também participa das negociações o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil (STICC). A assembleia e a organização da pauta de reivindicações tem apoio do Sindicato dos Petroleiros do Rio Grande do Sul (Sindipetro-RS), do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Porto Alegre (STIMEPA) e do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Canoas (Sintrocan).