Toyota de Sorocaba retoma a produção de veículos no dia 3 de novembro
Inicialmente, a produção será focada nos modelos Corolla e Corolla Cross; os motores serão importados; fabricação de outros modelos será retomada progressivamente nos próximos meses
Publicado: 07 Outubro, 2025 - 11h58 | Última modificação: 07 Outubro, 2025 - 12h05
Escrito por: Portal Porque

Após o vendaval que danificou a fábrica de motores em Porto Feliz (SP), no dia 22 de setembro, as unidades da Toyota de Sorocaba e de Indaiatuba vão voltar a produzir alguns modelos híbridos de veículos, com motores importados, no dia 3 de novembro. As duas unidades estão paradas porque dependem dos motores fabricados em Porto Feliz. Segundo a empresa, os motores utilizados na retomada serão importados.
De acordo com o plano de retomada da produção anunciado pela empresa, inicialmente serão montados os veículos modelos híbridos Corolla e Corolla Cross. A previsão é que o ritmo e os modelos fabricados sejam retomados progressivamente nos próximos meses. Já a unidade de Porto Feliz segue recebendo os reparos necessários para voltar a funcionar. A previsão de retomada da produção dos motores é para fevereiro de 2026.
Segundo Leandro Soares, presidente do SMetal (Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região), a volta da produção é importante para os metalúrgicos. Ele diz que a mobilização dos metalúrgicos, o apoio ao sindicato, o diálogo e as negociações com a Toyota foram fundamentais para que os trabalhadores atravessassem o período de incertezas e pudessem agora comemorar a retomada da produção. “A volta da produção fortalece a indústria automotiva brasileira, retoma as exportações e contribui para o equilíbrio da balança comercial. É uma notícia estratégica para Sorocaba, para São Paulo e para o Brasil”, afirma o dirigente.
De acordo com Leandro, “os empregos foram preservados porque o Sindicato esteve presente, dialogando e negociando com a Toyota em cada passo desse processo. Essa parceria é fundamental, de um lado garantimos os direitos dos trabalhadores, e de outro contribuímos para que a empresa tenha condições de manter suas operações no Brasil. Esse equilíbrio é o que fortalece a todos em momentos de crise”.
Férias coletivas e outras medidas de manutenção de postos de trabalho foram negociadas entre a empresa e os sindicatos das respectivas regiões. No caso de Sorocaba, acordo com o SMetal incluiu, além das férias coletivas, o layoff (suspensão temporária do contrato de trabalho). Os acordos foram aprovados pelos funcionários da Toyota em assembleia.
O sindicato tem negociado acordos de preservação de empregos também com as sistemistas/fornecedoras da Toyota em Sorocaba.
A Toyota de Sorocaba foi inaugurada em 2012 e atualmente emprega 4,5 mil trabalhadores.