MENU

Trabalhadores na Aethra Centauro em greve por tempo indeterminado

A decisão foi tomada em assembleia realizada na portaria da fábrica localizada em Contagem-MG, na madrugada desta segunda-feira (10)

Publicado: 10 Maio, 2010 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Os trabalhadores do 1º turno na Aethra Centauro em Contagem entraram em greve hoje (10), por tempo indeterminado. A decisão foi tomada em assembleia realizada na portaria da fábrica esta madrugada. Os trabalhadores do 2º turno, que iniciam sua jornada de trabalho à tarde, também podem aderir a greve, pois eles estão muitos revoltados com a arbitrariedade da empresa.

Os trabalhadores reivindicam  a recuperação da diferenciação salarial; vale-compra com o mesmo valor da outra unidade da empresa; redução no valor do transporte coletivo; melhoria  do convênio médico e melhoria no relacionamento da chefia com os trabalhadores (o abuso de autoridade corre solto e a empresa não faz nada para impedir).

Na quinta-feira passada (06), os trabalhadores da empresa haviam aprovado em assembleia o Estado de Greve. No dia seguinte, a empresa, em evidente retaliação, demitiu trinta trabalhadores. Inclusive, numa atitude de enorme desrespeito por parte da empresa, vários trabalhadores receberam o aviso prévio no pé da máquina.

A Aethra quis com isso intimidar os trabalhadores para dissolver a possibilidade de uma greve. Mas não adiantou, pois saiu tudo ao contrário do que ela imaginava. Os trabalhadores ficaram revoltados com as demissões de seus companheiros e agora estão irredutíveis na luta. Eles garantem que só voltam ao trabalho quando tiverem suas reivindicações atendidas pela direção da empresa.

A Aethra alega que a greve é ilegal, pois há uma negociação agendada para a próxima terça-feira (amanhã) e, portanto, o movimento paredista não poderia acontecer ainda. O Sindicato refutou essa argumentação, pois a empresa também não poderia ter demitido os trabalhadores só por eles terem participado da assembléia e aprovado o estado de greve.

A Aethra Centauro é uma empresa fabricante de autopeças em Contagem, pertencente ao Grupo Rhea, um dos principias fornecedores das montadoras de automóveis do Brasil.

Fonte: Sindicato dos Metalúrgicos de BH/Contagem