Truck Bus: borracha para substituir plástico e aço
Publicado: 15 Junho, 2011 - 00h00
Escrito por: CNM CUT
A Truck Bus, fornecedora de sistemas antivibração e de vedação para veículos comerciais, começa a viabilizar projeto de peças de borracha estruturada, matéria prima de criação própria cujas propriedades permitem diversificar os níveis de dureza do material. Segundo a empresa, peças confeccionadas com esta borracha podem substituir peças tradicionalmente produzidas em plástico ou aço utilizadas em caminhões e ônibus.
De acordo com Ricardo Pacheco da Fonseca, diretor, a empresa está em fase de negociação com as fabricantes para o fornecimento de peças feitas de borracha estrutural, como protetor de cárter. "Já concluímos os testes com a MAN, cujo fornecimento iniciaremos em 2012."
Atualmente a empresa fornece em borracha estrutural o encapsulamento de motores dos caminhões Iveco, e realiza testes de protetor de para-lama com o novo material para a van Daily. Também em fase de negociação estão Volvo e Mercedes-Benz.
De acordo com Fonseca a borracha estrutural também pode ser aplicada na substituição da resina fenólica, produto orgânico utilizado para a vedação de motores diesel que terá seu uso proibido devido às exigências da norma Euro 5, que entrará em vigor no País em janeiro de 2012.
Nelson Pacheco da Fonseca, também diretor da Truck Bus, afirma que o desenvolvimento da borracha estrutural é patenteado e começou em 2005 a partir da necessidade de substituição do plástico em algumas peças e componentes. A empresa logo percebeu que o material, inicialmente criado para vedação termoacústica, poderia ser utilizado em diversas aplicações para a indústria automotiva por suas propriedades de resistência e flexibilidade.
"A borracha estrutural é mais resistente que o plástico, não quebra e não trinca. Sua composição permite aumentar ou reduzir a flexibilidade da peça de acordo com a necessidade. E é muito mais leve, o que ajuda também na economia de combustível."
O executivo afirma ainda que em testes o protetor de cárter produzido em borracha estrutural – que recebeu revestimento em poliuretano e feltro – apresentou maior durabilidade e menos avarias na comparação com a mesma peça fabricada em aço.
"Testamos o protetor em caminhões que realizam trabalhos extremos, como coleta de lixo. Diferentemente da peça de aço, a de borracha estrutural não se desprendeu nem sofreu deformações."
É a primeira vez que a empresa desenvolve projeto para melhorar a estrutura da borracha, a principal matéria prima de seus produtos.
Fonte: Autodata