MENU

Campanha Salarial Unificada no RS tem atividades em Venâncio Aires e Bento Gonçalves

Outras cidades do interior gaúcho também receberão a caravana do Macrossetor Indústria da CUT-RS

Publicado: 15 Abril, 2024 - 12h49 | Última modificação: 15 Abril, 2024 - 12h54

Escrito por: FTM-RS

Luiza Alves (STIMEPA)
notice

Marcando o início da Campanha Salarial Unificada do Macrossetor da Indústria da CUT-RS, os sindicatos filiados de diversas localidades realizaram ações durante o dia 11 de abril em Venâncio Aires, no Vale do Rio Pardo, e Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha. Na parte da manhã, estiveram presentes em Venâncio os sindicatos dos metalúrgicos de São Leopoldo, Canoas, Charqueadas, Santa Cruz do Sul, Cachoeira do Sul e Porto Alegre, além dos representantes do sindicato da cidade. Já em Bento Gonçalves, o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário realizou, com apoio dos sindicatos dos metalúrgicos de Canoas, São Leopoldo e Porto Alegre, a distribuição do informativo da campanha salarial nas fábricas da cidade.

A proposta de unificação das campanhas neste ano surgiu a partir das reuniões do Macrossetor da Indústria da CUT-RS onde foi debatido a importância de uma mobilização que agregue os setores industriais em torno de uma pauta unitária: mais valorização para os trabalhadores. A proposta facilita também as conquistas específicas, como é o caso do ramo mobiliário em Bento, que está em negociação desde fevereiro, mas que não tem avançado nas mesas. A receptividade da categoria com os dirigentes sindicais de outros ramos reforça a crença de que para os trabalhadores a luta é a mesma.

Nas próximas semanas, outras cidades do interior também receberão a caravana do macrossetor. Na capital e região metropolitana, os sindicatos já preparam um calendário com assembleias nas fábricas durante o mês de abril.