Ex-dirigente da FEM-CUT/SP, Marcelo Oliveira é reeleito prefeito em Mauá
Petista recebeu 54,04% dos votos válidos e promete gerar cerca de seis mil novos empregos na cidade
Publicado: 28 Outubro, 2024 - 13h13 | Última modificação: 28 Outubro, 2024 - 13h25
Escrito por: FEM-CUT/SP
Com 102.115 votos, Marcelo Oliveira (PT) foi reeleito prefeito de Mauá neste domingo (27). Ele, que foi diretor executivo da Federação Estadual dos Metalúrgicos (FEM-CUT/SP), recebeu 54,04% dos votos válidos, superando o candidato Atila Jacomussi (União), e vai comandar a cidade por mais quatro anos.
Mauá conta com 418 mil habitantes e será a maior cidade do Estado de São Paulo a ser governada pelo Partido dos Trabalhadores. O município conta com um grande número de indústrias e a geração de emprego será um dos principais focos de Marcelo.
Em entrevista à TV Globo, o prefeito reeleito disse que vai entregar um terminal de ônibus no centro de Mauá, além de trabalhar pela geração de seis mil empregos na cidade.
“Estamos inaugurando várias ruas asfaltadas. Nós vamos ajustar uma questão importante na nossa cidade que é a informatização da saúde, antigamente era tudo no papel. Isso vai ajudar muito a nossa população e a entrega do terminal de ônibus central que serão gerados em torno de 6 mil empregos com 350 lojas. Vai ser uma revolução no centro de Mauá”, disse o político.
Max Pinho, secretário-geral da FEM-CUT/SP, destaca a importância da reeleição de Marcelo. “Como metalúrgico, Marcelo conhece bem a realidade dos trabalhadores e a importância da política na geração de emprego e renda, bem como o desenvolvimento social. Ficamos muito felizes com a vitória do companheiro, que vai poder continuar desenvolvendo um excelente trabalho para a população de Mauá”.
Além da Mauá, o PT teve vitória em mais três cidades no último domingo (27): Fortaleza (CE) – Evandro Leitão, Camaçari (BA) – Luiz Caetano e Pelotas (RS) – Fernando Marroni. Ao todo, 252 prefeituras em todo Brasil serão comandadas por políticos petistas, número superior ao conquistado em 2020.
Para Erick Silva, o resultado das eleições de 2024 e o crescimento de cidades com prefeitos e prefeitas do PT é um grande avanço. “O PT é o principal partido de enfrentamento da extrema direita e das políticas de retrocesso que ela representa. Por isso, é motivo de comemoração ter esse número de eleitos. Com toda certeza, esses prefeitos e prefeitas vão fazer a diferença na vida do povo e mostrar que somente com comprometimento com a classe trabalhadora e com o desenvolvimento social podemos avançar e melhorar as nossas cidades e nosso país”.
Quem é Marcelo Oliveira
Marcelo tem 52 anos, é casado e pai de três filhos. A militância teve início em 1994, quando foi trabalhar na GM, onde atuou na defesa dos trabalhadores nos seis mandatos que cumpriu como integrante da Comissão Interna de Prevenção a Acidentes (CIPA).
Uma década depois, em 2004, a luta pelos trabalhadores e trabalhadoras trouxe Marcelo para Federação Estadual dos Metalúrgicos (FEM-CUT/SP). Eleito diretor executivo, ele exerceu dois mandatos na entidade.
Em 2007, Marcelo foi eleito diretor social do Sindicato dos Metalúrgicos de São Caetano do Sul, cargo para o qual foi reeleito. Além disso, ele é formado em processos de produção e tem pós-graduação em políticas públicas
Na carreira política, Marcelo atuou como vereador em Mauá. Eleito em 2008, foi o parlamentar mais votado na história do PT na cidade, sendo eleito mais duas vezes para o cargo. Em 2020, ganhou a eleição e se tornou prefeito do município.