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JAC inaugura fábrica em 2016 já com hatch, sedã e crossover pequenos

Publicado: 10 Fevereiro, 2015 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

A inauguração da fábrica da JAC em Camaçari (BA) vai atrasar um pouco mais. Em conversa com UOL Carros na segunda-feira (9), o presidente da JAC no Brasil, Sérgio Habib, afirmou que situações de fundo "já estão resolvidas" e que as obras começam em abril. Com isso, a produção dos primeiros modelos em solo brasileiro fica para 2016. A estimativa inicial, quando da cerimônia de lançamento da pedra fundamental em novembro de 2012, era de inaugurar a fábrica ao fim de 2014.

A marca chinesa produzirá em Camaçari uma família com hatch sedã e crossover compactos, que substituirá a atual linha de modelos pequenos (J3 a J6) -- a base dos novos modelos deve seguir o Refine S2, que será revelado durante o Salão de Xangai, em abril. A expectativa para os novos carros é grande.

Todos devem ser equipados com um inédito motor 1.0 3-cilindros nas versões de entrada, como opções aos já conhecidos propulsores 1.4 e 1.5. As transmissões serão manual de cinco marchas ou CVT (continuamente variável) que estreia no Brasil ainda este ano com o SUV compacto T5 -- a ser lançado no fim do segundo semestre, terá tamanho de EcoSport e ficará abaixo do T6.
Orçada em R$ 1 bilhão, a fábrica prevê a contratação de 3.500 funcionários diretos e a produção anual de 100 mil veículos.

Repasses atrasados 
De acordo com reportagem publicada nesta terça-feira (10) pelo jornal A Tarde, empréstimo de R$ 120 milhões feito pelo governo do Estado da Bahia à empresa chinesa ainda não foi liberado, pois está sob análise no Conselho de Crédito da Desenbahia (agência estadual de fomento).

Atrasos de empréstimos e de obtenção de licenças ambientais ajudaram a retardar a construção do complexo em mais de um ano.

Opção pelo maior 
Enquanto a fábrica não vem, a JAC vai apostar suas fichas no mercado de SUVs: o médio T6 chega às lojas no começo de março com a missão de se tornar o carro mais vendido da JAC no Brasil até a fábrica começar a operar. Será dele praticamente toda a cota de 5 mil unidades livres da cobrança adicional de IPI.
Até o final do ano, será a vez também do T5. Paralelamente, a empresa corre para liberar cota extra (já contando com o status de "fabricante") e manter a linha "J" ativa... até que a fábrica e os novos carros cheguem.

(Fonte: Uol Carros)