MENU

Presidente da IndustriALL-Brasil cumpre agenda no STIMMMESL e região

Debates sobre iniciativas inovadoras, intercâmbios de realidades e Câmara Temática da Indústria pautaram as atividades

Publicado: 03 Maio, 2024 - 12h20 | Última modificação: 03 Maio, 2024 - 12h32

Escrito por: Sindicato dos Metalúrgicos de São Leopoldo

Divulgação
notice

O presidente da IndustriALL-Brasil, Aroaldo Oliveira da Silva está no Rio Grande do Sul e ontem (2) cumpriu agenda no município e no Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de São Leopoldo e Região (STIMMMESL). “Dialogamos como vários setores e pensamos como os trabalhadores podem interagir em todas as discussões. Precisamos pensar como trazer o mundo do trabalho nas novas realidades produtivas, qual emprego teremos, qual salário?”, conta Aroaldo.

Nesta quinta-feira, juntamente com a secretaria Municipal de Mobilidade e Serviços Urbanos, ele conheceu uma experiência com resíduos sólidos desenvolvida em São Leopoldo, em visita a empresa de reciclagem. “Há um projeto de usina de gás e biofertilizantes para diminuir os resíduos quase à zero, evitando mais aterros. E mostrando a importância desse debate para toda a sociedade, viemos ouvir para aprender sobre a experiência e poder expandir principalmente para a região do ABC”, contou Aroaldo que também é integrante da direção do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC (SMABC) e de órgãos de governança.

Câmara Temática da Indústria é destaque

No final da tarde, ele participou de uma reunião da Câmara Temática da Indústria de São Leopoldo, na sede do STIMMMESL. O secretário de finanças da Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos do RS (FTM-RS), Milton Viário coordenou a atividade e explicou como funciona a iniciativa e sua evolução nos dois anos de existência. O metalúrgico destacou que “não tem espaço em São Leopoldo com maior diversidade como a Câmara.”

Em seguida, o diretor executivo do Sindimetal, Valmir Pizzuti resgatou a história dessa iniciativa inédita que reúne o Poder Público Municipal, representante dos empresários e trabalhadores dos setores industriais da cidade. O primeiro passo, que originou a Câmara Temática, se deu ainda em julho de 2020, devido a pandemia, incertezas das empresas, a Convenção Coletiva de Trabalho Extraordinária e a importância de qualificação das pequenas e médias empresas para fornecer as grandes para garantir os empregos.

Instituída com o Decreto nº 10.017, de 9 de dezembro de 2021, a Câmara Temática do Desenvolvimento Industrial tem como objetivo a elaboração de diagnósticos e proposições de ações que posicionem a cidade de São Leopoldo como líder no desenvolvimento industrial no Rio Grande do Sul. Tanto que os programas de qualificação profissional dos trabalhadores e a instalação de um campus do IFSul em São Leopoldo foram destaques como frutos da atuação da Câmara.

O secretário de Desenvolvimento Econômico Turístico e Tecnológico de SL (Sedettec), Mário Rosito participou da reunião e apresentou os diagnósticos já realizados pela Unisinos. Estudos que são fundamentais para a articulação das proposições da Câmara Temática.

“O debate sobre a Câmara Temática da Indústria é dialogar sobre a nova política industrial, de como podemos aplicar isso nos territórios, como interagir pensando nas cadeias de valor com um todo, com outras regiões do Brasil, como o ABC Paulista, e com as missões que foram apresentadas pelo governo federal Governo no programa Nova Indústria Brasil”, afirma Aroaldo.

O diretor do SMABC, Carlos Caramelo, o consultor área de resíduos, Luiz Morcelli e o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Porto Alegre (STIMEPA), Adriano Filippetto acompanharam as agendas com o Aroaldo. Já a reunião da Câmara Temática da Indústria reuniu representantes do poder público e de sindicatos da região. Nelson Spolaor e Juliano Maciel, que foram fundamentais para a construção da Câmara Temática também estavam presentes.

Agenda

Nesta sexta-feira (3), o compromisso de Aroaldo será no Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada (Ceitec), em Porto Alegre.  “A ideia é pensar sobre como avançar em diversos setores para além dos semicondutores, aproveitar que o governo federal está realizando as Conferências sobre Ciência, Tecnologia e Inovação nos estados para no final do ano ter uma grande Conferência Nacional e organizar essa política”, diz ele.

IndustriALL-Brasil

A IndustriALL-BRASIL é uma associação trabalhista formada por entidades sindicais representativas dos ramos metalúrgico, químico, têxtil e vestuário, alimentação, construção civil e energia, ao nível nacional, filiados à CUT e à Força Sindical, entidades que representam 10 milhões de trabalhadores e trabalhadoras na indústria em todo o Brasil.

A associação visa promover a participação e intervenção no debate público, de maneira propositiva, para (re)industrializar o país à luz das demandas da classe trabalhadora, com garantia de inovação tecnológica, formação profissional continuada, empregos de qualidade e decentes.