MENU

Sorocaba (SP): Leonardo Sakamoto faz palestra no Sindicato nesta quinta-feira (22 )

Publicado: 20 Fevereiro, 2018 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Crédito: Divulgação
- -
Sakamoto é doutor em ciência política 

O Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba retoma, neste mês, o Ciclo de Formação com a palestra do jornalista e professor universitário Leonardo Sakamoto, nesta quinta-feira (22), às 19h. “Para onde vai o emprego? Situação e perspectivas para o trabalho no Brasil em 2018" é o tema que será abordado por Sakamoto, que preside a ONG Repórter Brasil e mantém um blog com atualizações diárias no UOL.

Suas publicações refletem a situação do país tanto econômica quanto socialmente e coloca o dedo nas feridas abertas de um sistema político forjado para corromper. O combate ao trabalho escravo e ao racismo, as perseguições aos movimentos de esquerda constam sempre em suas escritas.

Contra o golpe que atingiu o governo de Dilma Rousseff, contra as reformas trabalhista e da previdência, além de todas as outras ações do presidente ilegítimo Michel Temer (PMDB), Sakamoto carrega a tinta para defender o sistema democrático de Direito e por isso, é também perseguido e ameaçado.

Dessa luta diária ele publicou o livro “O que aprendi sendo xingado na internet” (Ed.Casa da Palavra), que será comercializado e autografado no dia do evento no Sindicato.

Sakamoto além de ser doutor em Ciência Política tem experiência em cobertura de conflitos armados e de desrespeito aos direitos humanos.

Conforme afirma o secretário de administração e finanças do SMetal, Tiago Almeida do Nascimento, a palestra de Sakamoto “é uma oportunidade imperdível para quem quer discutir o Brasil que queremos”.

Ele salienta ainda que “o que mais precisamos na conjuntura atual é ampliar nossa visão sobre os desafios colocados para a sociedade organizada, num cenário com um dos mais altos índices de desemprego do país e diante as ‘deformas’ que estão sendo impostas ditatorialmente ao povo”.

O ciclo
As palestras realizadas pelo departamento de formação do Sindicato são gratuitas e abertas ao público em geral.

Desde 2015, o Sindicato já trouxe intelectuais e lideranças populares para debater os rumos do país como Emir Sader, Paulo Henrique Amorim, Frei Betto, João Pedro Stédile, Márcio Pochmann, Negro Belchior, Gilmar Mauro e Guilherme Boulos.

Para a palestra de Leonardo Sakamoto o Sindicato oferecerá certificado de participação para quem precisar.

Quem puder contribuir, o Sindicato solicita um quilo de alimento não perecível para ser doado ao Banco de Alimentos de Sorocaba (BAS), que destina a arrecadação para entidades beneficentes.

A sede do Sindicato fica na rua Julio Hanser, 140, Lageado, próximo à rodoviária.

(Fonte: Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba)