MENU

No domingo, dia 6, vote em quem é comprometido com a nossa categoria!

Primeiro turno das eleições municipais de 2024 ocorre em todo o país e é importante eleger prefeitos e vereadores que defendam a pauta dos metalúrgicos e metalúrgicas

Publicado: 04 Outubro, 2024 - 18h42 | Última modificação: 04 Outubro, 2024 - 19h01

Escrito por: Redação CNM/CUT*

Marcelo Camargo/Agência Brasil
notice

No próximo domingo, 6 de outubro, os 5.569 municípios brasileiros realizarão o primeiro turno das eleições municipais deste ano. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em todo o país foram registradas 463.367 candidaturas. Deste número, 431.980 candidaturas são para o cargo de vereador e 15.573 para o cargo de prefeito.

Três semanas depois, em 27 de outubro, está marcada a data do segundo turno. Somente localidades com mais de 200 mil eleitores e eleitoras registradas poderão realizar a segunda etapa de votação. No país, 103 municípios poderão realizar segundo turno.

Comprometida com seu papel social, a CNM/CUT elaborou em maio deste ano uma carta compromisso com uma série de pontos prioritários que atendam a pauta dos metalúrgicos e metalúrgicas nas administrações dos municípios brasileiros, documento esse que foi apresentado aos candidatos. 

Os pontos destacados são: política industrial, mulheres, juventude, saúde do trabalhador(a), igualdade racial, formação, políticas sociais e comunicação. Para ter acesso ao documento, em formato PDF, clique aqui para baixar.

Para o presidente da CNM/CUT, Loricardo de Oliveira, a eleição é um momento de democracia plena e esse momento só será valorizado se a classe trabalhadora votar em quem se compromete com a sua pauta.

“É preciso que na hora de votar ver se esses representantes nossos se comprometeram, com as políticas da CNM/CUT, com as políticas sociais construídas pelos nossos coletivos, com a nossa política industrial, pelo nosso emprego, pela renda, pelos direitos. Então, na hora de votar, veja bem se realmente o candidato tem compromisso conosco e não com o outro lado, que quer retirar direitos”, afirmou o dirigente.

A CUT também elaborou uma plataforma eleitoral para os candidatos da eleição municipal. Segundo a entidade, o documento, chamado de Plataforma Eleitoral 2024, possui 13 pontos, com temas de interesse de toda a sociedade relacionados ao meio ambiente, emprego, segurança pública, cultura, esporte, lazer, transporte, serviços públicos, entre outros.

* Com informações do TSE e da CUT Nacional